Uma característica importante da formação que a equipe do Aulas Conectadas realiza, junto com as escolas, é a aposta na aprendizagem colaborativa. E ela é estimulada em vários sentidos. Incentivamos a colaboração entre as crianças, entre os educadores, entre turmas diferentes da mesma escola, entre escolas de cidades diferentes, e entre alunos, educadores, técnicos e pesquisadores. Isso também é potencializado quando a sequencia didática prevê a integração de diferentes ferramentas e aplicativos digitais em uma mesma atividade, e ainda, quando incentiva a colaboração entre o que é trabalhado nos mundos real e virtual.
Veja abaixo alguns exemplos do que estamos produzindo junto com as escolas. Em breve, no segundo seminário do Aulas Conectadas, teremos mais atividades para mostrar:
Os editores de texto e slides online (como o Google Docs) foram "ponto de encontro" para atividades colaborativas. Também foram usados para registrar as experiências das crianças com outras atividades dos mundos virtual e real.
|
Houve troca de cartas entre as crianças de diferentes escolas e cidades, depois de se conhecerem no mundo virtual. As cartas foram postadas no mundo virtual e também foram enviadas pelo mundo real.
Outros aplicativos trabalhados até o momento nas formações foram: stopmotion, mata atlântica, biomas brasileiros e aplicativos para matemática. Uma ferramenta ainda não trabalhada, mas que se encontra em desenvolvimento, são os experimentos remotos para as séries iniciais.
Editor de stopmotion Luciole permite criar animações. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário