II SEMINÁRIO AULAS CONECTADAS:
14:00 – 15:30
INOVAÇÃO CURRICULAR E
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO BÁSICO
PROGRAMAÇÃO::
29/10 – Terça-feira
08:00 – 09:30 – Credenciamento
09:30 -10:30
Cerimônia de abertura / Apresentação cultural
Orquestra da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
10:30 – 11:30
Conferência Inaugural:
NUEVAS TECNOLOGÍAS? NUEVAS ESCUELAS? REFLEXIONES SOBRE EL CAMBIO ESCOLAR EN LOS PROGRAMAS DE UNA COMPUTADORA POR ALUMNO
Convidada: Profa. Dra. Inés
Dussel (DIE-CINVESTAT/México)
Coordenação: Profa.
Dra. Geovana M. Lunardi Mendes (PPGE/UDESC)
14:00 – 15:30
Mesa Redonda:
AS NOVAS TECNOLOGIAS
INDAGAM O CURRÍCULO? ENTRE POLÍTICAS, HISTÓRIA, SABERES E PRÁTICAS
CURRICULARES.
Coordenação: Profa.
Dra. Vera Lúcia Gaspar da Silva (PPGE/UDESC)
— Novas tecnologias e ampliação de demandas: articulações em disputa pela definição de "conhecimento escolar" - Profa. Dra. Carmen Tereza Gabriel (UFRJ)
— ENTRE POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS E LOCAIS: indagações sobre a escola e a distribuição de conhecimentos - Profa. Dra. Fabiany de Cássia T. Silva (UFMS)
— Novas tecnologias e simetrização social: tentativas de encaixe escola-sociedade? - Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS)
— Novas tecnologias e ampliação de demandas: articulações em disputa pela definição de "conhecimento escolar" - Profa. Dra. Carmen Tereza Gabriel (UFRJ)
— ENTRE POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS E LOCAIS: indagações sobre a escola e a distribuição de conhecimentos - Profa. Dra. Fabiany de Cássia T. Silva (UFMS)
— Novas tecnologias e simetrização social: tentativas de encaixe escola-sociedade? - Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS)
15:30 – 15:45
Coffe break
15:45 – 17:45
Sessão Paralela de
Comunicações Individuais
17:45 – 19:30
Mesa Redonda:
POLÍTICAS DE INSERÇÃO
DE COMPUTADORES NAS ESCOLAS NA AMÉRICA LATINA: EXPERÊNCIAS EM PARAGUAI,
ARGENTINA E BRASIL
Coordenação: Prof.
Msc Fernando César Sossai (UNIVILLE/PPGE-UDESC)
— La inclusión de las TIC en la Formación Docente en Argentina: avances y desafíos a partir de la implementación del Programa Conectar Igualdad - Profa. Dra. Cecilia Ros (Instituto Nacional de Formación Docente de Ministerio de Educación - Argentina)
— Las iniciativas de Inclusión Digital en la Educacion Basica en Paraguay: experiencias y desafios - Profa. Lilia Toranzos (OEI/ PARAGUAI)
— O PROUCA no Brasil: limites e possibilidades - Profa. Dra. Geovana M. Lunardi Mendes (PPGE/UDESC)
— La inclusión de las TIC en la Formación Docente en Argentina: avances y desafíos a partir de la implementación del Programa Conectar Igualdad - Profa. Dra. Cecilia Ros (Instituto Nacional de Formación Docente de Ministerio de Educación - Argentina)
— Las iniciativas de Inclusión Digital en la Educacion Basica en Paraguay: experiencias y desafios - Profa. Lilia Toranzos (OEI/ PARAGUAI)
— O PROUCA no Brasil: limites e possibilidades - Profa. Dra. Geovana M. Lunardi Mendes (PPGE/UDESC)
30/10 - Quarta-feira
08:30 – 10:30
Mesa Redonda:
O PROUCA NO BRASIL:
SOCIALIZANDO RESULTADOS DE PESQUISA
Coordenação: Profa.
Dra. Maria Conceição
Coppete (FAED/UDESC)
— Tecnologias móveis e cultura digital na escola: percepções e usos do laptop no contexto da pesquisa UCABASC - Profa. Dra. Monica Fantin (UFSC)
— Inserção de laptops na modalidade 1-1 na escola: da inserção à inclusão digital: letramento digital e construção de significado - Profa. Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares (UCS) e Profa. Dra. Carla Beatris Valentini (UCS)
— Os laptops educacionais em SC: impactos educacionais na prática dos professores e no processo de ensino-aprendizagem de CNMT - Profa. Dra. Gisele Luz Cardoso (IFSC)
— Laptop na Escola: percursos e resultados - Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (PPGAV/UDESC)
— Tecnologias móveis e cultura digital na escola: percepções e usos do laptop no contexto da pesquisa UCABASC - Profa. Dra. Monica Fantin (UFSC)
— Inserção de laptops na modalidade 1-1 na escola: da inserção à inclusão digital: letramento digital e construção de significado - Profa. Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares (UCS) e Profa. Dra. Carla Beatris Valentini (UCS)
— Os laptops educacionais em SC: impactos educacionais na prática dos professores e no processo de ensino-aprendizagem de CNMT - Profa. Dra. Gisele Luz Cardoso (IFSC)
— Laptop na Escola: percursos e resultados - Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (PPGAV/UDESC)
10:30 – 10:45
Cofee Break
10:45 – 12:15
Oficinas Didáticas Paralelas:
Oficina 1 – Possibilidades de Trabalho com Novas Tecnologias em Sala
de Aula – Prof. Dr. Matthew Broda (College of Wooster -EUA)
Oficina 2 – Mundo Virtuais 3ds na sala de Aula – Prof. Dr. Vilson
Gruber e Prof. Dr. Roderval Marcelino (UFSC)
Oficina 3 – Rádio Online, texto colaborativo e diferentes experiências
Educativas: possibilidades de uso pedagógicos do laptops em sala de aula – Equipe
de Pesquisadores Aulas Conectadas/UDESC: Fernando Sossai, Luani Liz, Bruna
Carolina Siementkowski, Raquel Sasso
Oficina 4: Stop motion: introdução a produção - Samira Poffo
e Rebeca Gugelmin (UDESC)
Oficina 5:
Laptop na Escola: prática
pedagógica com materiais educativos - Patrícia Alves e Ana Lúcia Gil (UDESC)
13:30 – 15:30
Com a palavra, os professores!
Relato de experiências com o uso de novas tecnologias na
educação básica – Sessões Paralelas
14:00 – 15:30
Sessão Extra Oficina: Possibilidades de Trabalho com Novas
Tecnologias em Sala de Aula – Prof. Dr. Matthew Broda (Wooster College - EUA)
15: 30 - 15:45
Cooffe Break
15:45 – 17: 45
Mesa - Redonda
ESCOLA E INSERÇÃO DE
TECNOLOGIAS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: EUROPA E ESTADOS UNIDOS
Coordenação: Profa. Dra.
Martha Kaschny Borges (PPGE/UDESC)
— Acción social y política en un contexto de crisis económica: El modelo educativo en Andalucía (España) - Prof. Dr. Juan Casanova Correa – Universidade de Cádiz – Espanha
-- Square iPegs and Round eHoles/"iPregos quadrados e iburacos redondos": A delicada dança de Integração da Tecnologia nas escolas dos Estados Unidos.
— Escola digital é uma Escola mais igual? - Prof. Dra. Lucia Amante – Universidade Aberta de Lisboa
— Acción social y política en un contexto de crisis económica: El modelo educativo en Andalucía (España) - Prof. Dr. Juan Casanova Correa – Universidade de Cádiz – Espanha
-- Square iPegs and Round eHoles/"iPregos quadrados e iburacos redondos": A delicada dança de Integração da Tecnologia nas escolas dos Estados Unidos.
— Escola digital é uma Escola mais igual? - Prof. Dra. Lucia Amante – Universidade Aberta de Lisboa
18:00
– 19:00
Apresentação
Cultural - Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina e Lançamento de
Livros
31/10 – Quinta-feira
08:30 - 10:15
Mesa Redonda:
INOVAÇÃO E
MODERNIZAÇÃO NA ESCOLA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS
Coordenação: Prof.
Dr. Celso João Carminatti (PPGE/UDESC)
— Inovação e modernização na escola brasileira: o discurso da intelectualidade acerca da relação entre educação e modernidade - Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira (UFPR)
— Inovação e modernização pedagógicas e a "crise da escola" - Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)
— Apontamentos sobre a díade preservação/inovação na história da educação brasileira Profa. Dra. Claudia Alves (UFES)
— Inovação e modernização na escola brasileira: o discurso da intelectualidade acerca da relação entre educação e modernidade - Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira (UFPR)
— Inovação e modernização pedagógicas e a "crise da escola" - Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)
— Apontamentos sobre a díade preservação/inovação na história da educação brasileira Profa. Dra. Claudia Alves (UFES)
10:15 – 10:30
Coffe Break
10:30 – 11:30
Conferência de Encerramento:
La fugacidad de las políticas, la inercia de las
prácticas: La educación y las tecnologías
de la información y la comunicación
Convidada: Profa. Dra. Juana Maria Sancho Gil – Universidade de
Barcelona Espanha
Coordenação: Profa.
Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes (PPGE/UDESC)
11:30 – 12:00
Solenidade de Encerramento
Apresentação Cultural - Grupo de Choro: Quarteto Marimbondo
O evento ocorrerá na Universidade do Estado de Santa Catarina
(FAED/UDESC) - Campus Itacorubi, em Florianópolis (SC).
Carga – horária: 25 horas
Realização: Grupo de Pesquisa
Observatório de Práticas Escolares
Comissão Organizadora:
Coordenação: Profª Drª Geovana Mendonça
Lunardi Mendes
Profª Drª Vera Lúcia Gaspar da
Silva
Profº. Msc. Fernando César Sossai
Ana Paula Souza Kinchescki
Andréa Perelmutr Gonçalvez
Bruna Carolina Siementkowski
Diane Schlieck
Gabriella Goulart Rosa
Gabriele Mendes da Silva
Gustavo Rugoni
Hiassana Scaravelli
Raquel Andrade Sasso
Roberta Fantin Schnell
Sandy Varela de Christo
Sélia Ana Zonin
Thaís Miranda de Melo
Valdeci Reis
Comissão Científica:
Alfredo José da Veiga Neto - UFRGS
Celso João Carminati - UDESC
Fabiany de Cássia Tavares Silva - UFMS
Geovana Mendonça Lunardi Mendes – UDESC
Inés Dussel - DIE-Cinvestav (México)
Lucia Amante - UAb (Portugal)
Márcia Denise Pletsch – UFRRJ
Alfredo José da Veiga Neto - UFRGS
Celso João Carminati - UDESC
Fabiany de Cássia Tavares Silva - UFMS
Geovana Mendonça Lunardi Mendes – UDESC
Inés Dussel - DIE-Cinvestav (México)
Lucia Amante - UAb (Portugal)
Márcia Denise Pletsch – UFRRJ
Maria Conceição Coppete - UDESC
Martha Kaschny Borges - UDESC
Martha Kaschny Borges - UDESC
Matthew
Broda - The College of Wooster (USA)
Regina Celia Linhares Hostins - UNIVALLI
Roderval
Marcelino - UFSC
Vera Lucia Gaspar da Silva - UDESC
Vilson Gruber - UFSC
Vilson Gruber - UFSC
Apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário